sábado, 17 de outubro de 2009


Oryctolagus cuniculus
Neste mamífero é possível eliminar alguns factores externos que poderiam ter influência no tipo de insectos que apareceriam no decorrer da decomposição; factores como por exemplo o consumo de drogas. As variáveis que iremos estudar neste processo são:

  1. Com ou sem orifícios. Sabemos que quando um ser vivo morre,se este não possuir orifícios provocados como por exemplo, escoriações, os insectos que promovem a decomposição irão penetrar no cadáver através dos seus orifícios naturais como a boca, olhos, nariz e ânus (mucosas). Se existirem então esses orifícios provocados,encontraremos os insectos em maior quantidade nestas zonas.
  2. À sombra ou à luz solar. Iremos observar se a desidratação promove ou atrasa a acção decompositora dos insectos.
  3. O ideal seria também, paralelamente ao nosso estudo, identificar algum insecto endémico da nossa região (Açores)

    Sílvio Marcos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.