Para a recolha de adultos (insectos que sobrevoam o local ou os que estão em torno do cadáver):
Utiliza-se uma rede entomológica, colocando de seguida os insectos num recipiente contendo algodão e éter para que sejam anestesiados, facilitando desta forma a sua recolha. Por fim, estes são colocados em água quente e depois em álcool a 70% para preservação.·
Para a recolha de imaturos (larvas): 50% Mortas
As formas imaturas, principalmente as larvas estão normalmente localizadas nos orifícios naturais do corpo (boca, nariz, orelhas, etc) ou nas feridas existentes no corpo.
Recolhe-se as larvas com o auxílio de pinças e com muito cuidado para não alterar o funcionamento natural de decomposição. De seguida, coloca-se as larvas numa placa de petri contento água quente durante 30 segundos. Por fim estas são transferidas para copos de plástico contendo álcool a 70% (para preservação), sendo devidamente registadas e tapadas de seguida.
50% Vivas:
Durante a recolha de amostras no local, é necessário que 50% das larvas recolhidas sejam mantidas vivas para que se possa estudar a sua evolução e facilitar a identificação da espécie. Para tal, as larvas são colocadas num recipiente contendo solo e carne moída para se consigam desenvolver.
- Recolha de adultos (imagem 1) e recolha de imaturos (imagem 2 )
Nuno Ferreira
Um adeus com sentimento de dever cumprido
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário