terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pequeno resumo sobre o trabalho efectuado durante o 1º Período

Para ajudar a compreender melhor todo o trabalho que foi realizado para estudar a decomposição efectuada pelos insectos aqui vai um pequeno resumo:

  • No dia 22 de Outubro (quinta-feira), quatro coelhos foram-nos entregues.

  • Cada um foi colocado no seu respectivo local (ver postagem 26 de Outubro de 2009 ), de acordo com as variáveis em estudo : com e sem escoriações/ Zona de luz e zona de sombra. Desta forma cada coelho correspondeu a um número para facilitar a sua distinção:

    -Coelho 1: Zona de sombra, sem escoriações


-Coelho 2: Zona de sombra, com escoriações





-Coelho 3: zona de sol, sem escoriações




-Coelho 4: zona de sol, com escoriações




  • Durante dez dias consecutivos (sempre dentro da mesma hora, para não ocorrer discrepâncias ao nível dos resultados) procedeu-se à recolha de adultos e imaturos, e efectuou-se os registos de identificação necessários. Como a temperatura e a humidade são factores chave no desenvolvimento das espécies e consequentemente na decomposição, tivemos o cuidado de fazer o registo diário das temperaturas do ar, solo, humidades relativas, máximas e mínimas diárias.
Registo de dados durante a recolha de amostras



JB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.