terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Primeira entomóloga forense portuguesa

Catarina Prado e Castro é a primeira entomóloga em Portugal a estudar insectos com fins forenses e é através destes que consegue obter informações importantes sobre o PMI ( intervalo após morte), local e estação em que a morte decorreu.
Numa entrevista dada, Catarina Castro pronunciou a importância da Entomologia em casos de carácter legal e explicou a sua aplicação nesses casos. Contou também como surgiu a ideia de se dedicar a esta área e o que a cativou. Ao longo da conversa, a entomóloga forense explicou a dificuldade de se seguir esta área em Portugal apontando a falta de saídas profissionais.


Para aceder ao site e ler a entrevista clique no site abaixo.

Imagem retirada de :

http://www.facebook.com/profile/pic.php?oid=AAAAAQAQnmv1sqM9ERaCB0uRPcCKpQAAAAkTU72ORbHPLj9B1znkyFAp&size=normal

JB

1 comentário:

  1. eu acho a ciencia forense muito interessante eu quero ser uma foren

    ResponderEliminar

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.