segunda-feira, 19 de abril de 2010

E se...

Como decorre a decomposição de um cadáver no subsolo?
Será que os insectos são os mesmos?

Estas foram algumas das minhas questões que até agora não tinha resposta.
Não se pode dizer que os insectos são os mesmos, mas sim que evoluíram para realizar esta decomposição, como a perda de assas, ou assas com quitina exterior para proteger as assas membranosas, alguns insectos são cegos uma vez que não utilizam a luz solar como é o caso collembola, mas com garras ideias para escavar, as larvas muitas delas tem patas para a locomoção no subsolo. Esta actividade de seres vivos promove o arejamento da terra fazendo com que os gases produzidos pelo cadáver sejam libertados atraindo para este local mais insectos.
Mas a decomposição em subsolo tem dois factores muito importantes a presença de fungos e bactérias que dão o inicio à decomposição(por isso muitas vezes nos locais onde o cadaver foi enterrado se vê domos que são os gases libertados por esta actividade bacteriológica, é uma decomposição muito mais lenta podendo dura anos até que se atingia o estado seco.

Informação para o post http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/AULAT/aula15/inseto_SoloAquatico.html

Imagem http://www.biosci.missouri.edu/carrel/photos/Arthropods/collembola/collembola.jpg

Sílvio Marcos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.