quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Estágios de decomposição humana e insectos associados

Como será possível estabelecer uma estimativa do tempo decorrido desde a morte da vítima até ao momento em que o corpo é encontrado? A tabela abaixo explicita ...



Nota: A temperatura e a rigidez dizem respeito (cada uma) ao cadáver

Para além disso o corpo pode-se encontrar em diferentes etapas de decomposição, consoante o número de dias decorridos após a morte:

1. Estado fresco : (Dias 1-2) Começa no momento da morte e termina quando o inchaço se torna evidente. Os primeiros insectos depositam os ovos. Ocorre a predação por parte de algumas moscas e vespas que se alimentam dos ovos das moscas adultas.

2. Estado de inchaço: (dias 2-6) Inicio da putrefacção. O principal componente do processo de decomposição começa durante esta fase. Os gases produzidos pelas actividades metabólicas de bactérias anaeróbias são os primeiros a causar uma inflação.A carcaça assume um balão inflamado como aparência. As moscas adultas e as larvas são atraídas para escoar os líquidos do corpo, habitando o solo ou o corpo. Alguns insectos podem-se alimentar de larvas retardando o processo de decomposição.

3. Estado de decadência: (Dias 6-11) A fase de decadência começa quando a parede abdominal é quebrada, permitindo que os gases escapem. Este processo é facilitado pela actividade de alimentação das larvas. Os insectos adultos começam a sair do corpo principalmente em massa de larvas. A carcaça assume um aspecto “emagrecido” e a maioria da carne será removida pelas restantes larvas. No final desse período o cadáver começa a secar e os besouros alimentam-se de tecidos. As larvas que se encontram no 3º estágio começam a formar as pupas.

4. Estado Pós- Decadência: ( Dias 11-25) O corpo passa a ser constituído por pele seca, cartilagens e ossos. O habitat passa a ser húmido e com material viscoso. A ordem coleoptera importante nesta fase para “limpeza” dos ossos. Alguns insectos sobrevoam o local.

5. Estado seco: ( Mais de 25 dias) O corpo é apenas constituído por ossos e cabelo. Alguns besouros e moscas permanecem no local. Esta fase pode durar meses ou até anos.


Texto baseado em informação fornecida pela Drª.Patrícia Garcia (Aula_ent._forense)

JB

15 comentários:

  1. Muito interessante realmente, sempre tive curiosidade em entender como é que conseguem entender só de olhar e tocar no corpo o número de horas que passaram desde a morte da vítima.
    Continuação de bom trabalho!

    Carla Raposo

    ResponderEliminar
  2. Interesante parabens (Fábio de SP)

    ResponderEliminar
  3. Valeu me ajudou bastante no meu relatorio!Graceas

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. possivelmente os insetos poe ovos no corpo antes do caixão ser fechado, se nao tiver ovos a decomposição só é feita por bacterias e fungos!!!

      Eliminar
  5. é verdade q bichos do nosso próprio corpo nos devoram no processo de decomposição?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim... As bactérias do instestino e os sucos gástricos do nosso estômago começam nos decompor também!

      Eliminar
  6. Sempre quis saber esse processo bem interessante.
    Parabens,

    ResponderEliminar
  7. devarecadel.blogspot.com11 de Junho de 2012 20:29
    Devanir
    É´PENA, PESSOAS BONITAS, BOAS, CULTAS, IMPORTANTES P/A SOCIEDADE, ASSIM SE DESFAZEM, DEIXANDO AQUI, LEMBRANÇA DOS BONS FEITOS EM FAVOR DOS QUE FICAM ATE´QUE SUA VEZ CHEGUE...
    EM RESPOSTAS A DÚVIDA SE NÃO HOUVER INSETOS SOBRE O CADÁVER, PROVAVELMENTE NÃO HAVERÁ POSTURA OVOS, PORÉM, NÓS SAUDÁVELMENTE TEMOS BACTÉRIAS SAPRÓFITAS QUE NOS AJUDAM ATÉ NO METABOLISMO COMO TAMBÉM FUNGOS E VERMES INTESTINAIS.
    NESTE CASO PODERÁ HAVER UM RETARDAMENTO NO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO MAS ESTES LOGO AGEM POR NÃO HAVER MAIS DEFESA DO ORGANISMO QUE OS IMPEÇAM DE UMA AÇÃO DESTRUIDORA E COMEÇAM A SE ALIMENTAR DO QUE ANTES ( COM VIDA ) NÃO CONSEGUIAM. NO SANGUE VIVO HÁ CÉLULAS DEFENSORAS DO ORGANISMO QUE OS IMPEDEM DO MAL.
    NÓS PODEMOS TER ATÉ MESMO BACTÉRIAS DA TUBERCULOSE E DE OUTRAS DOENÇAS, SERMOS PORTADORES E TRANSMISSORES, PORÉM COM IMUNIDADE EFICAZ NÃO TEMOS NENHUM SINTOMAS, SERMOS ASSINTOMÁTICOS E SAUDÁVEIS. SÁO ELAS OPORTUNISTAS, POR FRAQUEZA DO ORGANISMO VIVO ELAS PODEM SE PROLIFERAR E DETERMINAR A DOENÇA QUE SÃO CAPAZES
    NA MORTE TODOS ESTES SE ENCARREGAM DA DECOMPOSIÇÃO. SABENDO QUE MUITAS DESTAS BACTÉRIAS SAPRÓFITA MORREM COM A PARALIZAÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA .
    O SANGUE AO SE COAGULAR EM PARTE PROFUNDAS DO CORPO MORTO ALGUMAS DESTAS ESPÉCIES MORREM OUTRAS NÃO, AS QUE ATUARÃO APÓS MORTE.
    MUITO ANTIBIÓTICO FORTES, VERMÍFUGOS, ANTI FUNGICOS, LAVAGEM DO TRATO DIGESTIVO COM DOSES DE FORMOL INJEÇÕES VENOSAS E ABDOMINAIS, PODERÃO CONSERVAR O CORPO, ALÉM DE FECHÁ-LO EM UM ARREDOMA, POIS INSETOS EXTERNOS O DESTROEM TAMBÉM...
    O CORPO VEIO DA TERRA, PELA TERRA É SUSTENTADO E PARA A TERRA VOLTARÁ.
    O CÉU, DEUS, OS ANJOS, ACOLHERÃO A VIDA, A ALMA, O ESPIRÍTO. PARA ISTO ALCANÇARMOS, VAMOS SER BONS , HONESTOS SOLIDÁRIOS E RESPEITO A VIDA UM DO OUTRO.

    ResponderEliminar
  8. adorei foi muito esclarecedor

    ResponderEliminar
  9. Estou com duvidas . estes estágios em dias também e valido para uma pessoa que sofreu um acidente,que ficou internado por 28 dias e faleceu de morte cerebral?

    ResponderEliminar

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.