sábado, 27 de fevereiro de 2010

Parte 3 do Inquérito: Interpretação dos resultados

A 27 de Janeiro, na postagem " Parte dois ", foi publicado os resultados referente ao inquérito realizado a vários alunos da nossa comunidade escolar. Faltava apenas publicar a interpretação dos mesmos e aqui vai...

Para uma melhor compreensão dos resultados, este foi o inquérito realizado:

O que pensas acerca dos insectos?
a) Sem importância;
b) Têm importância mas prefiro distância;
c) São muito importantes;

2. Qual a importância dos insectos?
a) São importantes na decomposição;
b) São importantes na polinização;
c) Ambas as alíneas estão correctas;
d) Nenhuma das hipóteses;

3. O que é a Ciência Forense?
a) Ciência que estuda as leis criminais;
b) Ciência que estuda a evolução da decomposição da matéria orgânica;
c) Ciência que estuda a fauna e a flora de uma região;
d) Ciência que reúne um conjunto de diferentes áreas que actuam de modo a resolver casos de carácter legal;

4. Que área estuda os insectos e que contribui para a ciência forense?
a) Entomologia
b) Ondotologia
c) Patologia
d) Antropologia

5. Dentro da ordem Díptera, qual a mosca com mais importância para a ciência forense?
a) Mosca comum
b) Mosca varejeira
c) Mosca da fruta

Resultados Gerais:

Legenda do gráfico:

- Ao lado: Número de votos

- Em baixo: Número da questão


À primeira questão, 102 pessoas votaram na preferência da distância relativamente aos insectos, embora não colocassem de parte a sua importância, o que nos deixou bastante satisfeitos. É normal que para muitas pessoas, os insectos devessem ser evitados pois, são muitas vezes incomodativos e a própria aparência não convida a interacção entre ambos. Mesmo assim, as pessoas não tiraram o mérito a esses seres vivos.

Na segunda pergunta, 86 pessoas votaram correctamente, provando que para além de terem consciência da importância dos insectos, também sabem bem quais as funções de maior relevância.

Na questão número 3, as respostas dadas divergiram bastante.

A mais votada, com 51 votos, foi a alínea c), mas desta vez a resposta foi incorrecta deixando-nos bastante surpresos. Visto que a Ciência Forense é cada vez mais falada em séries de TV em todo o mundo, estávamos á espera que o conhecimento sobre este tema fosse bastante superior.

119 Alunos votaram novamente de forma correcta. Desta vez, a questão número 4 não deixou dúvidas. A grande maioria está dentro do assunto.

Por fim, 106 alunos votaram correctamente á questão 5.

A maioria das questões foi respondida de forma correcta o que nos deixou bastante satisfeitos. Mesmo sendo este um tema de certa forma desconhecido, a comunidade escolar provou ter um conhecimento geral bastante abrangente.

Obrigada a todos os que participaram.

Nuno Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.