Para a resolução de um crime, é muitas vezes fulcral estabelecer o PMI (estimativa do tempo decorrido após a morte da vítima). Com a determinação do intervalo após morte torna-se possível excluir ou apontar um suspeito, mas para isso os entomólogos necessitam ter em conta quatro aspectos importantes:
- Que espécies de varejeiras estão presentes no corpo?
- Quais as espécies mais antigas de varejeiras? ( ao ter conhecimento do ciclo de vida destas espécies, é possível estimar o seu tempo de vida e estabelecer uma estimativa do tempo em que a vítima morreu)
- Que outras espécies antigas permaneciam no corpo?
- Quais as temperaturas ambiente no local quando as moscas se estavam a desenvolver? (esta informação é necessária para se estimar as temperaturas no local do crime durante esse período)
Após estudar as espécies recolhidas no local e se obter respostas , os peritos conseguem estimar o tempo em que a vítima foi morta, contribuindo para o acréscimo de informação no caso ou até mesmo a sua resolução.
http://www.scienceinschool.org/2006/issue2/forensic/portuguese
JB
Síntese do projecto:
Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.
Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia
Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.
Olá caros colegas,
ResponderEliminarSomos um grupo de Área do Projecto, do 12ºano, da escola secundária Almeida Garrett, de Vila Nova de Gaia, e estamos a desenvolver um projecto no âmbito das ciências forenses e do esclarecimento acerca das vertentes com as quais se relaciona. Por esse motivo, uma das áreas sobre as quais nos temos vindo a debruçar é a entomologia e, como tal, gostaríamos de vos questionar acerca da possibilidade de nos fornecerem os vossos dados experimentais e as conclusões que já obtiveram. Podem entrar em contacto connosco através do nosso e-mail:
ajmls.ap@gmail.com
Desde já fica o nosso agradecimento, continuação do bom trabalho.