sexta-feira, 26 de março de 2010

Agradecimentos/ Interução de 2º Período


Mais um período termina, mas com resultados positivos e gratificantes.
Obtivemos um grande número de resultados que fazem parte do relatório de final de período entregue á nossa coordenadora de projecto Alexandra Seara. Não nos podemos esquecer de agradecer à professora Universitária Dr. Patrícia Garcia que nos ajudou na identificação das espécies e dos caminhos a seguir para um melhor trabalho.
Agora só nos resta esperar por mais um inicio de período para realizarmos a última decomposição promovida que será efectuada na Primavera para finalmente obtermos dados conclusivos acerca do nosso estudo.
Boa Páscoa
Postagem de grupo

Entomologia Forense no Sul de Itália

Três casos de interesse forense quanto à estimativa do intervalo pós-morte (IPM) por dados entomológicos são apresentados. Os três casos são relativos a investigações criminais que foram realizados no sul da Itália pelo Laboratório de Entomologia do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Bari. Para cada caso, os autores apresentam uma descrição detalhada de como os restos observados na cena do crime e uma descrição dos artrópodes recolhidos a partir dos restos pode ajudar na determinação do IPM. A estimativa do IPM foi baseada na comparação dos dados dos relatórios da autópsia, as condições ambientais locais (temperatura, humidade, precipitação) e tempos de desenvolvimento para as fases imaturas de cada espécie de artrópodes local e os padrões de sucessão. A recolha dos insectos foi realizada no local da descoberta e, durante os procedimentos de necropsia.

No primeiro caso, um PMI de 5 a 8 dias foi estabelecido com base na presença de espécimes adultos de aeneus Saprinus (família Histeridae), larvas e adultos de Chrysomya albiceps e carnaria Sarcophaga.

No segundo caso, sobre os restos carbonizados de um cadáver, larvas de haemorrhoidalis Sarcophaga e Protophormia terraenovae foram observados em diferentes estágios de desenvolvimento, como indicado, dando um PMI de 3 a 4 dias, com base em dados entomológicos.

No terceiro caso, um PMI de 36 a 48 horas foi definida a partir da evidência de Calliphora vicina de segundo estágio larval sobre os dois corpos queimados. Em todos os casos, a evidência entomológica só levou a conclusões sobre o PMI.

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://www.astm.org/DIGITAL_LIBRARY/JOURNALS/FORENSIC/PAGES/JFS16117J.htm

Nuno Ferreira

O DNA e a Entomologia Forense


Ainda são recentes as aplicações das metodologias existentes no campo da biologia molecular quanto aos estudos dos insectos, as técnicas moleculares mais difundidas são utilizadas principalmente na área de sistemática, taxonomia, filogenia e estudos populacionais de insectos. Na entomologia forense os avanços de técnicas moleculares estão concentrados na utilização da PCR, com a vantagem de recuperar a identidade do insecto através de qualquer vestígio morfológico de suas fases do ciclo de vida, seja o ovo, a larva a pupa ou partes fragmentadas de um adulto.


Os métodos que combinam outras técnicas, como PCR-RFLP (reação em cadeia de polimerase-polimorfismo por comprimento do fragmento de restrição), cromatografia para análise de substâncias tóxicas nos insectos têm sido amplamente utilizado para a identificação de espécies de importância forense


Adicionalmente, alguns estudos demonstraram ser possível retirar e identifica DNA humano a partir de extractos do trato digestivo de larvas decompositoras. Tal aplicação mostrou-se útil na resolução de casos envolvendo a identificação de cadáveres em estado de decomposição

Texto de Eduardo Ribeiro Paradela


Nuno Ferreira

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tipos de desenvolvimento dos Insectos

Os insectos têm três tipos de desenvolvimento distintos e que varia de espécie para espécie. Pode ser:

Ametábolismo:Quando o desenvolvimento é directo. Neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um ser vivo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.

Exemplo: Traça-de-livro



Hemimetábolismo:Quando o desenvolvimento indireto e incompleto. Reúne os insetos com desenvolvimento gradual, passando por etapas de crescimento. Após a eclosão do ovo surge uma ninfa (forma imatura), passando por sucessivas mudas (troca do exoesqueleto) até atingir o tamanho adulto chamado de imago (nesta fase aparecem as asas).
Exemplo: barata.



Holometábolismo- Quando o desenvolvimento é indireto e completo – insetos cuja metamorfose, posterior eclosão dos ovos, apresenta etapa de desenvolvimento larval (anatomicamente diferente do organismo adulto). Da larva surge uma pupa ou crisálida, etapa na qual o organismo fica alojado no interior de um casulo passando por transformações que resultaram na formação de um organismo adulto.
Exemplo: mosca varejeira


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninfa_(biologia)

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/desenvolvimento-dos-insetos.htm

http://casasaudavel.files.wordpress.com/2009/01/guilhermeide_traca22.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v445/iftk2/04/mou-barata.jpg

JB

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mosca Varejeira



Mosca-varejeira são insectos dípteros, o seu nome deve-se ao facto dos seus ovos serem conhecidas pelo termo "vareja".

São moscas de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde ou azul metálico, possuem aparelhos bucais atrofiados,o ovopositor não é visivel, depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. A larva é parasita obrigatorio, em adultos alimentam-se de nectar.
As larvas causam no hospedeiro uma miìase infeção parasitária, devido há infeção nos tecidos do hospedeiro bastando para isso existir uma lesão em geral isto ocorre nos bovinos.

Sílvio Marcos

Conclusão do 2º periodo

Aproximamo-nos do final do 2º periodo e conseguimos atingir todos os nossos objectivos, identificamos as especies da 1º e 2º decomposição na sua totalidade, o relátorio de final de periodo já foi entregue e estamos a preparar a aula prática para apresentarmos aos nossos colegas desta vez, já temos dados comparativos que foram elgobados nestes nossos projectos que seram colocados neste blog no final de todo o estudo.

Sílvio Marcos

Decomposição tendo em conta a percentagem de água

Os diferentes niveis de percentagem de água no ar(húmida) promovem ou desfavorecem uma decomposição mais rapida, podendo até ocorrer a mumificação, por secagem ou por congelamento, ou seja em locais onde há uma menor percentagem de água no ar esta decomposição é mais lenta pois ocorres a secagem dos musculos onde desaparecem ou ficam com um menor espaço entre si tornando a carne mais rigida com maior dificuldades para se colocar os ovos de larvas destes espaços. O mesmos não ocorre com cadaveres em locais humidos, pois o espaço que há entre os musculos e muito maior ficando a "carne" mais mole promovendo assim uma rapida decomposição pois existe um maior numero de larvas e a alimentação das larvas é facilitada; mas estes dados só são passiveis de serem considerados fidedigno, no caso de ter elvadas temperatuas no caso de pouca húmidade e baixas temperaturas no caso de elevada húmidade.

Texto baseado in Revista Visão nº6 2007 Autor C. Ribeiro

Sílvio Marcos

terça-feira, 2 de março de 2010

Aspectos importantes a ter em conta na determinação do PMI

Para a resolução de um crime, é muitas vezes fulcral estabelecer o PMI (estimativa do tempo decorrido após a morte da vítima). Com a determinação do intervalo após morte torna-se possível excluir ou apontar um suspeito, mas para isso os entomólogos necessitam ter em conta quatro aspectos importantes:
  • Que espécies de varejeiras estão presentes no corpo?
  • Quais as espécies mais antigas de varejeiras? ( ao ter conhecimento do ciclo de vida destas espécies, é possível estimar o seu tempo de vida e estabelecer uma estimativa do tempo em que a vítima morreu)
  • Que outras espécies antigas permaneciam no corpo?
  • Quais as temperaturas ambiente no local quando as moscas se estavam a desenvolver? (esta informação é necessária para se estimar as temperaturas no local do crime durante esse período)

Após estudar as espécies recolhidas no local e se obter respostas , os peritos conseguem estimar o tempo em que a vítima foi morta, contribuindo para o acréscimo de informação no caso ou até mesmo a sua resolução.

http://www.scienceinschool.org/2006/issue2/forensic/portuguese

JB

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.