sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudos Forenses realizados com suinos

Actualmente já se começa a dar passos maiores na área da Entomologia Forense, com vista a se obter mais informações sobre este tema.

Trabalhos sobre a sucessão entomológica já realizados em países como Brasil, China, etc, utilizam cadáveres suínos de modo a desempenharem um papel semelhante ao de um cadáver humano num processo de decomposição.

Mas porque se utilizam estes seres vivos e não outros?

A utilização de suínos torna os dados mais fidedignos pelas semelhanças com os seres humanos, em relação à nutrição, composição proteica, características dos órgãos internos, características do pêlo (pêlo curto) e similaridade em relação à fauna associada. Desta forma, estes seres vivos são o modelo (de mais fácil acesso) que mais se aproxima à nossa espécie.

JB

Santana,F. Dipterofauna associada a carcaças de Sus scrofa Linnaeus em área de Cerrado do Distrito Federal, com ênfase na família Calliphoridae (Insecta, Díptera). Universidade De Brasília (2003)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos do grupo

Síntese do projecto:

Ao longo do ano lectivo iremos estudar o processo de
decomposição entomológica de quatro coelhos em meio natural e sujeitos a diferentes variáveis. Dois em zonas de sombra (um com cortes e outro sem) e outros dois em zonas de sol (um com cortes e outro sem), e iremos estudar os diferentes processos de decomposição em diferentes estações do ano, para assim compreender melhor quais os insectos envolvidos na decomposição dos seres vivos e em que estações do ano cada espécie esta presente. Desta forma, pretendemos adquirir mais conhecimentos sobre esta área da ciência e de certa forma tentar encontrar dados novos que ajudem a comunidade cientifica e investigação criminal.


Dez palavras que caracterizam o nosso projecto:
-Investigação
-Empenho
-Organização
-Realidade
-Criminalidade
-Conhecimento
-Original
-Biologia
-Ciência Forense
-Entomologia

Tipos de produto:
-Blog;
-Documentário;
-Inquéritos.